Será que a autoestima e o sexo estão relacionados?

Será que a autoestima e o sexo estão relacionados?

Muitos estudos têm sido realizados sobre o impacto de uma vida sexual ativa e a autoestima. Os resultados não podiam ser mais esclarecedores. A autoestima e o sexo estão realmente relacionados.

É praticamente impossível falar de sexualidade sem envolver a imagem corporal que cada um tem de si próprio. Mas iremos abordar este tema de seguida.

Porque é que a autoestima e o sexo estão relacionados?

Durante muito tempo o prazer feminino nas relações foi simplesmente ignorado, pois as mulheres não eram vistas de forma igual aos homens (ou seja, elas eram apenas uma forma para os homens terem prazer).

Contudo, os tempos (felizmente) mudaram, e as mulheres já reconhecem que merecem ter prazer de forma similar ao homem.

No entanto, quando estão num relacionamento em que não conseguem ter desejo sexual, esse ponto acaba por impactar a sua autoestima, não apenas na cama (levando a que evite ter sexo com frequência) mas também em todas as ações do seu dia a dia (já que não se sentem bonitas e atraentes).

Seja devido a fatores físicos ou emocionais, a verdade nua e crua é que o sexo, desejo e prazer nem sempre andam de mãos dadas, especialmente para as mulheres.

Em muitos casos, o fato de ser verem “forçadas” a fazer sexo com os companheiros, faz com que a autoestima diminua ainda mais, pois estão efetivamente a fazer algo que não têm vontade.

O impacto do orgasmo na autoestima feminina

A verdade é que quando falamos de autoestima e o sexo, não podemos de todo deixar de frisar que o orgasmo (ou a ausência do mesmo) tem um impacto enorme na forma como uma mulher se vê.

Existem diversos motivos pelos quais as mulheres não conseguem efetivamente chegar ao expoente máximo do prazer. Os principais são:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Stress;
  • Dificuldades de comunicação;
  • Diferenças abismais entre os desejos de ambos os elementos do casal;
  • Conflitos;
  • Doenças;
  • Alterações hormonais;
  • Toma de determinados medicamentos.

Independentemente do motivo, a verdade é que as mulheres que passam por estas situações, já têm por si só a tendência a ver um decréscimo na sua autoestima.

Não se sentem bonitas, sensuais, sentem em muitos casos que não merecem a atenção dos parceiros, sentem que estão sempre a falhar…

Quando um homem se preocupa em satisfazê-las sexualmente (ou seja, quando tenta de todas as formas dar-lhe apenas prazer sem pensar no seu próprio orgasmo) isso irá fazer com que de forma gradual, a sua autoestima vá aumentado e proporcionando diversos outros benefícios como felicidade, menos preocupações…

Saiba que existem tratamentos para o prazer

A verdade é que não é só para os homens que existem tratamentos no que concerne a área sexual. As mulheres podem também submeter-se a alguns tratamentos que melhorem a autoestima e o sexo.

Para conseguir apimentar a relação, as mulheres têm a arma mais poderosa de todas e na maior parte das vezes não a conhecem bem: o seu próprio corpo.

Conhecer os pontos mais sensíveis ajuda a relaxar na hora certa e permite na grande maioria das vezes a obtenção do orgasmo.

Muitas mulheres, cometem ainda o erro de não pedirem ao parceiro que faça mudanças na rotina sexual, muitas vezes devido à baixa autoestima, mas também por vergonha ou insegurança.

A baixa autoestima pode sabotar algo que poderia ser revisto com uma simples conversa a dois.

Se sente que a autoestima e o sexo não estão em sincronia, pode contactar um especialista que a pode ajudar não só a melhorar a mesma como apimentar ainda mais a sua vida sexual.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *