Sabe que é possível ser alérgico a sexo?

Sabe que é possível ser alérgico a sexo?

Muitas pessoas não sabem que existe a possibilidade de alguém ser alérgico a sexo (sim, é realmente possível e ocorre com mais frequência do que aquilo que possa imaginar).

Existem hábitos e comportamentos que a médio ou longo prazo podem não ser tão inofensivos como a grande maioria julga.

Existem sintomas como comichão nas partes íntimas, olhos a lacrimejar, urticária e tantos outros que ninguém associa a uma alergia a sexo (a maior parte associa os mesmos a alergias comuns ao pólen ou outras coisas mais simples).

Saiba o que o pode tornar alérgico a sexo

Nos momentos de maior intimidade, um batimento cardíaco mais elevado, um aperto no peito, uma tontura, podem ser facilmente justificáveis com a intensidade do sexo.

Contudo, em muitos casos tal não é verdadeiro, e estes são sintomas de ser alérgico a sexo. Mas vejamos de seguida o que pode despoletar este tipo de alergias.

1 – Latex

Apesar da grande maioria dos preservativos ser confecionados à base de latex, a verdade é que existem milhões de pessoas alérgicas ao latex.

O mesmo pode facilmente causar irritação vaginal ou peniana, comichão ou sensação de ardor, e em casos mais extremos haver erupções cutâneas.

Se tem dúvidas relativamente à alergia ao latex, pode optar por outros meios contracetivos ou mesmo por preservativos veganos (produzidos com extrato natural de cardo).

2 – Lubrificantes

Tal como ocorre com os preservativos, são muitos os lubrificantes que contêm ingredientes que podem causar reações alérgicas.

Além das mesmas, uma das reações mais comuns de quem é alérgico aos componentes dos lubrificantes são as infeções fúngicas.

A lista de substâncias potencialmente irritantes inclui a benzocaína, um anestésico local de absorção rápida, usada como calmante para dores, que pode ser aplicado na pele ou nas mucosas, assim como a lidocaína e a l-arginina.

3 – Traumas anteriores

Pois bem, sabia que é possível ser alérgico a sexo devido a traumas que ocorram há muitos anos atrás?

Embora não seja considerado a 100% como uma alergia, a dispareunia (dor durante o ato sexual) é algo muito comum em homens e mulheres que sofreram algum trauma sexual em alguma altura das suas vidas.

Situações de abuso (físico ou psicológico), vergonha sexual ou falta de confiança no parceiro, podem originar inflamações e erupções cutâneas.

Dores durante a penetração e/ou durante o sexo, queimaduras, dores nos músculos e dores latejantes são alguns dos sintomas mais comuns de quem já teve um trauma sexual.

4 – Orgasmos

Sim, o pior dos seus receios acabou de ser confirmado. Há pessoas que são alérgicas ao orgasmo (designa-se por síndrome da doença pós-orgásmica).

Este tipo de alergia é rara, mas ocorre maioritariamente no sexo masculino, sendo que o mesmo é causado por uma alergia dos homens ao próprio esperma. Os sintomas mais comuns são a sensação de frio, fraqueza, vulnerabilidade, cansaço, comichão, tonturas, sensação de queimadura e em casos mais graves podem inclusivamente desmaiar.

5 – Contracetivos

Embora não seja algo muito comum, muitas mulheres reagem ao contracetivo que tomam, e se o mesmo já tiver sido tomado por um longo período, as alergias podem ocorrer aquando da paragem ou troca de método.

Os efeitos mais comuns são: dores de cabeça, vómitos, erupções cutâneas, náuseas…

6 – Preliminares

Pode parecer estranho, mas é possível ser alérgico a sexo devido aos preliminares. Contudo, é importante frisar que (felizmente) na grande maioria das vezes o problema não tem a ver com o sexo em si, mas sim com algo que fez antes do ato.

Por exemplo se tomou banho com um sabão com um PH incompatível, se tomou um medicamento para dores de cabeça ou mesmo se ingeriu algum alimento diferente, isso pode causar uma interferência ao seu sistema imunitário.

Como vê, é possível ser alérgico a sexo ou pelo menos a alguns materiais ou práticas mais comuns numa rotina sexual saudável.

Assim sendo, se notar que está a ter várias reações alérgicas durante ou após a atividade sexual, procure um especialista de forma a verificar se tem alergia a alguma coisa em específico (como por exemplo o latex).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *